A Beleza de Ser Diferente

3 de outubro de 2015



   Você já parou para olhar ao redor? As pessoas estão ocupadas se preocupando com o que foge do padrão da sociedade, que mal enxergam a verdadeira beleza interior, a beleza da individualidade, a beleza de ser único. Cada qual com seus caprichos, gestos e incertezas que significam mais que aparências forjadas. Cada um levando consigo sua própria essência, algumas resumidas em gestos simples ou em olhares distantes. A individualidade é a qualidade mais bela que o ser humano pode e deve levar consigo. É poder reparar cada detalhe com emoções, sentimentos diferentes. Posso olhar para o céu, ver uma nuvem fofinha e relacioná-la a um gatinho de algodão doce. Outra pessoa pode olhar a mesma nuvem, e não relacioná-la a nada. A verdadeira beleza está nos olhos de quem vê. 


   Teve um momento em que me senti uma estranha no meio da sociedade. Dessas que não se encaixa em grupos sociais, que não possui amigos para tomar um sorvete, que possui um péssimo gosto musical para aqueles que preferem samba. Sempre fui a típica garotinha de óculos e estudiosa, ou como dizem por aí, a "nerd" da turma. Me sentia uma pessoa desengonçada. Queria ter a visão perfeita, ter os dentes bonitos, os cabelos lisos, uma pele sem espinhas. Queria ser como as outras.

   A medida que você vai crescendo, percebe que nenhuma dessas metas feitas são realmente necessárias. Meus dentes estão tomando um rumo. Meus cabelos estão lindos cacheados, e não os trocaria por nenhum outro. Minha visão, enfim, está se endireitando aos poucos, mas cá entre nós, não me imagino sem óculos. Já a minha pele, está mais amigável comigo, aliás, a menina que descrevi também está. Ainda converso com ela de vez em quando, pergunto coisas um tanto fúteis em busca de uma resposta convicente. Sinceramente, sinto falta dela. Da inocência, do brilho no olhar de quem pouco sabe sobre a vida, das mãos frias e pernas bambas, que ainda me acompanham quando preciso falar em público. Daquela coisa pequenina, indecisa quanto a onde queria chegar.

   Depois de uma certa 'experiência' entre você e o destino, ou seja lá como queira chamar, aquela ideia de que é preciso seguir os padrões impostos pela sociedade somem. Ser diferente é algo lindo. Quando ouço alguém falar sobre padrões de beleza, fico um tempão pensando no que estão realmente se referindo. Será que estão referindo-se ao cabelo colorido? Aos óculos? Ao aparelho nos dentes? A camiseta de uma banda de rock? Será que o modo de vida de cada um, define caráter? Sempre que me dizem algo sobre isso, imagino toda a população usando uniformes exatamente iguais. Não vejo graça alguma.

   Apesar de todos os julgamentos, sempre irei apoiar a individualidade. Cada qual com sua mania, cada essência com seu próprio critério. Sempre haverá uma crítica, fato, mas cabe a você escolher quem deseja ser. Não dizem que pessoas ruivas são lindas? Sabe o motivo? Porque são raros, são únicos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Design e programação: Letícia Persi | Ilustração da header: Akeno Kurokawa Ilustrações | Todos os direitos reservados - Copyright © 2015 | VOLTAR AO TOPO